LeãoTambém conhecido como Reino Animal, esse grupo possui diversos seres de acordo com as suas características comuns. Como a diversidade de espécies desse reino é imensa, em comparação aos outros, o ramo da Biologia que estuda os animais é chamado de Zoologia.

São seres multicelulares heterótrofos que se alimentam por ingestão. Apesar dessas características, existem animais que desenvolvem um modo de vida especial, sendo que devido às condições do meio um ser poderá por absorção direta se alimentar de outros animais.

Os animais são divididos em dois grupos:

  • Invertebrados: sem vértebras que representam a maior parte dos seres vivos.
  • Vertebrados: com vértebras.

Esse grupo, em particular, possui uma maneira de se locomover, diferente de outras espécies, da qual lhe permite se adaptar facilmente a um novo ambiente. A existência de músculos e tecidos são encontradas apenas nesse reino. Existe uma hipótese de que os animais tenham surgido de protistas flagelados heterótrofos coloniais, há cerca de 700 milhões de anos, na Era Pré-Cambiana.

Num curto espaço de tempo, entre 545 e 525, os dados coletados a partir de fósseis mostram que houve uma explosão de espécies, chamada de explosão Cambriana. A partir daí, surgiram varias outras espécies tornando difícil analisar somente a filogenia dos animais a partir dos fósseis, que são incompletos. Assim, os zoólogos procuram se basear na anatomia e dados moleculares dos animais.

Dentro desse variado reino, existem cerca de 35 filos, mas para não nos aprofundarmos muito, serão apresentados nove filos a seguir:

Invertebrados

Porifera: esponjas

Cnidaria: água-vivas, anêmonas;

Platyhelminthes: planárias;

Nematoda: lombriga;

Mollusca: mariscos, caramujos, polvos;

Annelida: minhocas;

Arthropoda: crustáceos, insetos, aranhas;

Echinodermarata: estrelas-do-mar;

Chordata: anfioxo, ascídias, vertebrados.

No grupo dos Vertebrados são apresentadas cinco classes:

Subfilo: Vertebrados

Classes:

Pisces (é uma super-classe, cujo nome vulgar é 'Peixes')

Peixes cartilaginosos: tubarão, raia, cação;

Peixes ósseos: cavalo marinho, cavalinha;

Amphibia: sapos, rãs, pererecas;

Reptila: Jacar cobra;

Aves: Ema, canário;

Mammalia: baleia, cachorro, vaca, homem.