logo-classificacao.gif











Reino Protista
Reino Protista
 
 
O termo protista significa o 'primeiro de todos', e vem do grego, sugerindo que eles fossem os primeiros eucariontes a surgirem na evolução das espécies.
 
Esse reino sofre muitas variações, quanto ao nome, mas vamos classificá-lo como aquele composto pelos organismos eucariontes unicelulares heterótrofos, como os protozoários, ou unicelulares e multicelulares que não formam tecidos verdadeiros e que são autótrofos, como as algas.

Protozoário
 
Do grego, significa o 'primeiro animal'. Esse termo antigo é utilizado hoje para definir os seres que obtém o seu alimento por absorção ou ingestão.

Os protozoários, com base nas comparações entre sequências de bases nitrogenada do RNA e do DNA e detalhes da estrutura celular,  foram definidos em:

  • Protozoários amebóides: deslocam-se ou capturam alimento por meio de pseudópodes, ou pés falsos. Com cinco filos diferentes. Encontrados em água doce, solos úmidos e mares. Algumas espécies são parasitas, inclusive do ser humano. Ex.: Entamoeba histolytica, causadora da disenteria amebiana.
  • Protozoários flagelados: deslocam-se ou obtém alimentos através de flagelos. Cerca de oito filos. Podem ter vida livre, ocorrendo em ambientes aquáticos, e também parasitas do homem. Outros podem ter associação mutualística, como por exemplo, os flagelados do gênero Trichonympha que vivem no intestino de cupins e baratas comedores de madeira que digerem a celulose que esses animais não conseguem digerir.
  • Protozoários ciliados: deslocam-se ou obtém alimentos através de cílios (estruturas usadas na movimentação). Todos pertencem a um mesmo grupo e eles ocorrem em água doce, no mar e em ambientes terrestres úmidos. Nesse grupo, são encontrados a maioria dos protozoários, estando entre predadores, filtradores e parasitas.
  • Protozoários esporozoários: podem se deslocar somente por flexões do corpo ou deslizamento, obtendo alimento por absorção ou pinocitose. É divida em dois filos. Eles são parasitas e obtém alimentos vivendo em outros organismos.

As doenças mais comuns provocadas por protozoários são: Malária, a Disenteria ou Balantidiose, a Amebíase, a Doença de chagas, etc.

Algas

Algas na PraiaO termo alga é empregado para seres fotossintetizantes que vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido e que não apresentam organização complexa do corpo podendo ser uni ou multicelulares sem tecidos verdadeiros.

No grupo das algas, encontramos as:
  • Euglenophytas - euglenas,
  • Dinophyta - dinoflagelados,
  • Bacillariophyta - diatomáceas,
  • Phaeophyta – algas pardas,
  • Rhodophyta – algas vermelhas e
  • Chlorophyta – algas verdes.

As algas são importantes para a produção de oxigênio dos ecossistemas, já que são fotossintetizantes. Além disso, são a principal fonte de alimentação de animais aquáticos e algumas delas são utilizadas na alimentação humana.
 
Há aquelas, também utilizadas na produção de papel, como as da espécie das algas pardas e outras, como as algas vermelhas, para vários fins, como na indústria farmacêutica, cosméticos, gelatinas, etc.
 
 
Reino Monera <<-- Reino Protista -->> Reino Fungi